Elas são fundamentais no cardápio de qualquer pessoa, pois equilibram a dieta. Uma a três porções de frutas por dia é o recomendado, podendo ser substituídas por suplementos alimentares de vitaminas e minerais. Mas fique atenta: consumir frutas em exagero também é um erro.
Caju
Por ser rico em vitamina C, desincha o corpo e é um potente antioxidante.Um copo de suco de caju contém 200 mg de vitamina C, contra 60 mg presentes no suco da laranja. O alto conteúdo de fibras estimula o sistema digestivo e o intestinal. Cada 100g de caju fornece 35 calorias. Além disso, possui betacaroteno, complexo B, cálcio, magnésio, manganês, potássio, fósforo e ferro, mais fibras solúveis e insolúveis e compostos fenólicos.
Framboesa
É uma poderosa aliada no combate às gorduras localizadas, por ser aceleradora do organismo. Possui alto teor de fibras insolúveis que aceleram o transito intestinal — o que é essencial para se manter magra.Cada 50g de framboesa contém 30 calorias. Seu consumo deve ser bastante frequente se possível; cerca de três vezes por semana. Com baixo índice glicêmico, a fruta fornece um arsenal de nutrientes como vitaminas A, C, E, zinco, potássio, cálcio, magnésio e ácido fólico.
Abacaxi
É rico em fibras, o que dá a sensação de saciedade e diminui o apetite. Também é o responsável pela melhora intestinal que ajuda a desinchar a barriga.Uma rodela de 2 cm de espessura possui em média 50 calorias e pode ser consumida sempre. É fonte de nutrientes essenciais como a bromelina (enzima que facilita a digestão), e é anti-inflamatória. Possui também um alto teor de potássio, que ajuda a reduzir a retenção de líquidos.
Maçã
Uma maçã ingerida 20 minutos antes de uma refeição tem grande ação no controle da fome. Reduz a acidez estomacal, a síndrome do intestino irritável. Além disso, a pectina presente na maçã acelera o trânsito intestinal, evitando os gases e dificultando a absorção das gorduras.A pectina colabora para um esvaziamento gástrico mais lento (segurando a fome) e reduz a absorção dos carboidratos ingeridos, diminuindo a quantidade de gordura que o corpo estoca. Também tem ação diurética.
Mamão
Contém papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e na absorção de nutrientes pelo organismo. Por ser muito rico em fibras, ele é laxante e estimula a função intestinal, o que ajuda na perda de quilinhos e posterior manutenção do peso corporal.Sua versão verde é grande fonte de papaína e costuma ser preparado como um doce em calda. Cada 100g de mamão tem 60 calorias.
0 comentários:
Postar um comentário